30 março 2011

Moda nas alturas!

Bom dia mergulhadores!!!

Quem aí é tem medo de avião?

Quem é apaixonado por aviação?

Independente da sua resposta, mas se você gosta de moda, vai adorar ver a evolução dos uniformes dos comissários de bordo das diversas cias. aéreas do Brasil e do mundo.

Eu confesso que do ano passado pra cá, comecei a me apaixonar por aviões, graças aum mocinho que trabalha com eles (namorado lindo!!!).rsrsrs...

E como adoro moda, passei a observar mais detalhadamente os uniformes dos comissários das respectivas cias aéreas e a pesquisar sobre modelos mais antigos. E namorado sempre ajudando e mandando imagens diferentes sobre os uniformes. Descobri cada coisa engraçada e bacana, que preciso contar para vocês.

As primeiras comissárias eram enfermeiras, contratadas para atender os passageiros e resolver eventuais problemas de segurança e de saúde dos mesmos. No tempo no qual as aeronaves não eram pressurizadas e voavam baixo, eram muito comuns enjoos e dor de ouvido.(ainda bem que não passei por isso, rsrs)

Adotar uniformes para esses profissionais era essencial. Inicialmente simples, funcionais e feios (foto abaixo), aos poucos foram adquirindo a "personalidade" de cada empresa aérea. Algumas empresas chegaram a contratar estilistas famosos para desenhar seus uniformes, e os corredores das aeronaves acabaram virando passarela de moda.



Nem sempre prevaleceu o bom gosto e a discrição hoje comum em quase todas as empresas . Cores berrantes, estampados "psicodélicos" e saias curtas reinaram em algumas empresas e algumas épocas, refletindo os costumes e a moda de cada país ao longo da história.

O estilistas italiano Emilio Pucci (1914-1992) foi um dos maiores expoentes da moda dos corredores de aeronaves, e criou modelos exclusivos para a Braniff, uma empresa aérea americana, extinta em 1982. Na foto abaixo, tem dois modelos de uniforme de Pucci , utilizados pela Braniff em 1967: (medo desse macação gente)



Eram bastante "psicodélicos" e chamativos, mas eram bastante representativos da moda da época, final dos anos 1960, que hoje nos lembram Beatles, Woodstock, Rolling Stones, Guerra do Viet-Nan e o movimento Hippie.

A Braniff não foi a única empresa a contratar Pucci. A australiana Qantas, por exemplo, encomendou ao estilista italiano coleções que foram usadas entre 1974 e 1985, bem mais discretas que as da Braniff, mas que abusavam das cores e das estampas. Foram bastante marcantes para a época. E como. Eu ia achar bem legal ver os comissário MEGA coloridos assim, mas tem gente conservadora que não ia entender é nada.. rsrsrs



Mas como disse anteriormente. Os mais conservadores não ia achar nada fashion e legal os uniformes descontráidos. Algumas empresas mais tradicionais mantiveram uniformes discretos e funcionais, mas bem mais bonitos e elegantes que os modelos que pareciam"fardas" usadas nos anos 30. O uniforme utilizado pela American Airlines no início dos anos 70, é quase "casual", tinha um visual de roupa "comum", sem os rebuscados típicos dos uniformes de outras empresas, mas era de muito bom gosto e ressaltava a beleza das comissárias:


GENTEEE.. reparem nos cabelos.. muito bacana né?


O uniforme mais comum do final dos anos 60 e do começo dos anos 70 é bem ilustrado nessa foto, tirada ao lado de um protótipo do Concorde, por volta de 1969.



Na United, os uniformes dos anos 70 saiam um pouco do convencional, mas sempre foram de muito bom gosto e charmosos. E essa fenda que está super na moda agora hein? A moda vai e volta, até nos uniformes de comissárias vemos as influências...



A grande maioria das empresas aéreas atuais evita roupas muito curtas, mas, durante os anos 70, a mini saia e os shorts curtos era moda, e mulheres de todo mundo usavam. Algumas empresas aéreas adotaram o estilo, que hoje pode ser considerado algo vulgar e "escandaloso", mas que era normal na época. Mesmo a conservadora Varig teve como padrão uniformes com o vestido terminando acima dos joelhos, nos anos 70.



O uso de cores fortes foi o forte dos anos 70. O uniforme amarelo e azul abaixo foi desenhado por Mario Arnold para a Hughes Airwest, por encomenda de Howard Hughes.



Esse era o uniforme usado pelas comissárias da Pacific Southwest Airlines (PSA), no início dos anos 70. Seria considerado escandaloso e vulgar nos dias de hoje. Pessoalmente talvez eu não achei escandaloso, mas por ser uma profissão onde se trabalham muitos homens, é melhor uma coisa menos curtinha e chamativa né???



A Singapore Airlines adota, para as suas comissárias, chamadas de Singapore Girls, um sarongue desenhado em 1968 por Pierre Balmain, o qual é usado há mais de 40 anos sem alterações significativa. Além de belo, o uniforme é prático e simples, com ausência de penduricalhos e acessórios. ACHEI ESSE LINDO E ELEGANTÉRRIMO!!!



Quer um uniforme descontraído, e total a cara do nome da cia?? A Aloha Airlines, do Hawaii, adota um uniforme tipicamente havaiano, com blusas floridas, complementadas por uma flor no cabelo. Algumas empresas aéreas que também operam voos para o Hawaii seguem essa tendência, como a United.



Ainda falando dos super coloridos, mas entrando em uma área mais clássica e discreta, não podemos deixar de mostrar os uniformes da TAP. Vamos combinar mulherada, um charme o uniforme masculino hein!!!



Olha que estiloso o uniforme da Avianca Colômbia. Usou cores fortes no lenço e na gravata, mas sem ficar exagerado. O chapéuzinho e o lenço deram um charme elegante.





As campeãs em elegaância atualmente são as comissárias da Air France... Acho chique!!



Agora falando em cias que estamos mais acostumadoa a ver , tenho que comentar sobre o que eu acho mais feio. Pra mim, a Webjet ganha no mau gosto. A primeira vez que voei de Web tive a sensação de estar vendo um time de volei entrar em campo. O uniforme é simples e funcional, mas não tem nem um toque de glamour. Já vi até comissárias sem maquiagem. #notabaixa



A webjet ganhou na falta de glamour e a Gol teve a manha na baranguice. Que blusa é essa minha gente? Serviço de bordo ou dançarina do tchan?





Com simplicidade e elegância, a Azul ganha estrelinhas e merece um elogio. Adorei a campanha cor de rosa!!!





Mas a grande vencedora pra mim, ganhando sempre disparado, é a TAM. É bonito ver os comissários, pilotos, co-pilotos e demais funcionários da empresa circulando pelos aeroportos. Os uniformes estão sempre impecáveis, as maquiagens equilibradas, tudo no lugar.







Para que possam apreciar com calma todos os modelos criados por Marie Toscano, segue um vídeo:




Bom, apesar do post ter ficado enorme, espero que tenham gostado e se apaixonado um pouco pela moda aérea também.

Bjokas pra todo mundo e em especial pela pessoa que me fez e me faz apaixonar pelos aviões a cada dia!!! Te amo!!!


4 comentários:

  1. Parabéns pelo post! muito interessante e bonito amore...

    bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. flor voce é uma fofa mesmo, vi que foi a primeira a seguir a pagina do mix no facebook (a primeira fora as amigas obrigadas rs) fiquei muito feliz!
    Te linquei nos meus queridos para retribuir o carinho sei que voce acompanha o blog desdos primeiros passos e viu ele evoluir, agora com o link mais facil prometo passar mais por aqui viu! Beijos
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!