15 março 2011

Exposição Barbie reúne moda, cultura e história

Na sexta-feira, dia 11, a exposição "Museu Encantado da Barbie" abriu suas portas no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre (RS). A mostra ocorre até o dia 3 de abril, reunindo mais de 400 versões dos bonecos Barbie e Ken, desde os primeiros criados em 1959 e 1961, respectivamente, incluindo incursões a diversas culturas e etnias, sem deixar de mostrar a moda através da história mundial. A homenagem à boneca que é um ícone aparece em versões assinadas desde por grifes mundiais como Chanel, Carolina Herrera, Armani, Dior, Versace, Ralph Lauren, Calvin Klein, Vera Wang, Diane Von Furstenberg e Christian Louboutin, aos brasileiros Lino Villaventura, Alexandre Hercovitch e Walter Rodrigues, chegando à moda regional, com a estilista gaúcha Karen Raíssa ganhando espaço.



Dior | Versace |


Diane Von Furstenberg | Christin Louboutin |



Alexandre Herchcovitch


Favos do Sul

O Iguatemi convidou a estilista gaúcha Karen Raíssa para criar o look da boneca representante do Rio Grande do Sul, intitulada "Favos do Sul" (abaixo). Ela lembra que a inspiração no estado não é novidade. "Já fiz uma coleção inspirada no Rio Grande do Sul, para a qual fiz uma pesquisa sobre a indumentária gaúcha. Me concentrei principalmente no chiripá", explica.

Para compor o look, escolheu tecidos como shantung de seda e organza de seda. De retângulos de tecido, surgem as formas das peças através de dobraduras, além de favos de mel que ornamentam o modelo. Karen Raíssa, que gosta de trabalhar com dobraduras e fazer modelos clean, revelou que, pelo fato de trabalhar em uma escala geométrica menor, os favos se desconfiguram. "É uma dificuldade costurar para uma escala tão pequena. Para isso, fui colocando os paninhos, fazendo e refazendo. Não criei uma roupa especificamente para uma boneca, o look foi criado para pessoas. Já trabalhei esse mesmo conceito de saia em coleções anteriores", revela.

Quanto ao convite para compor a Barbie gaúcha, Karen Raíssa conta que se sente "lisonjeada com o convite, com a oportunidade de vestir a boneca mais famosa do mundo e estar ao lado de estilistas da alta-costura mundial". Para criar o look "Favos do Sul", Karen comprou uma Barbie especificamente para isso. "Quando vi, estava brincando de boneca novamente. Adorei arrumar o cabelo dela", comemora, lembrando que, quando criança, preferia fazer as roupas das bonecas a comprá-las prontas.



Barbie da Ficção

Os contos de fadas não poderiam ficar de fora. Personagens da Disney, como Bela (de A Bela e a Fera), Bela Adormecida, Rapunzel, Branca de Neve e Cinderela estão reproduzidas em versões da boneca.

Com os clássicos do cinema não seria diferente, há versões expostas de Barbie e Ken dos protagonistas de filmes como Os pássaros, Titanic, King Kong, 007, Bonequinha de Luxo, E O Vento Levou (abaixo), Noviça Rebelde, Alice no País das Maravilhas, O Mágico de Oz, Mary Poppins, Scooby-Doo, O Sr. dos Aneis, Legalmente Loira, Batman, Família Adams, Arquivo X e Crepúsculo.


A mostra também prestigia seriados que fizeram sucesso na teledramaturgia norte-americana, como I Love Lucy, As Panteras, Jeannie é um gênio, Mulher Maravilha e as personagens Wilma e Betty, de Os Flintstones.

Em um dos espaços, há destaque para Barbies com vestidos de noiva. Uma das reproduções trata-se de uma das mais famosas atrizes de cinema, a britânica Elizabeth Taylor. Outras celebridades representadas através de Barbies e Kens foram Cher, Barbra Streisand, Diana Ross, Frank Sinatra e Elvis Presley. A boneca também aparece caracterizada em várias profissões, da garçonete à médica.


Nacionalidades e etnias representadas

A mostra apresenta Barbie com diversas cores de cabelo, loira, morena, ruiva, bem como em várias etnias, dando destaque para modelos da boneca na versão africana. A exposição traz também cultura, mostrando figuras da história, como a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, a rainha Maria Antônieta, da França, e Cleópatra, a soberana egípcia. Também apresenta Barbies princesas de algumas nações, como Dinamarca, Holanda, México Antigo, Grécia Antiga, Império Russo, Império Português, Irlanda, Índia, China, Japão, Ilhas do Pacífico e Camboja. As princesas dos Incas e dos Vikings também fazem parte do acervo.



Barbie Negra | Princesa da Holanda |



Índia norte-americana | Black Barbie |


Cleópatra


Fotos: Divulgação
fonte: UseFashion


Alguém por favor me leva pra essa exposição????? Aceito passagens aéreas.. huhuhu


Bjokassssssssss

3 comentários:

  1. Eu adoro Barbie RS!
    Beijos, beijos,
    www.anasilviadiniz.com

    ResponderExcluir
  2. Essa exposição já esteve aqui em Bh, se não me engano no ano passado, lá no Diamond, mas tinha somente versões regionais e com diferentes nacionalidades, simplesmente lindas!

    ResponderExcluir
  3. eu quero todo para minha filha



    evilima

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!