07 abril 2011

Dia do Jornalista

Hoje é mais um dia para comemorar!! É um dia marcado por muita luta pela democracia e pelos direitos de NÓS, jornalistas.

Isso aí, para quem não sabe EU SOU JORNALISTA e com muito orgulho....

Há quem diga que o jornalista é o profissional mais folgado que existe. Que na época da faculdade ficava recortando jornais e revistas e fazendo colagem(ahhh, como nós ouvíamos isso nos corredores da faculdade). Pois é gente, realmente a gente ficava brincando de fazer colagem, mas através desta "brincadeira" descobríamos um mundo maravilhoso: o mundo das palavras.

Enquanto a gente aprendia técnicas de escrita, língua portuguesa, filosofia, antropolopologia, história e muitas outras coisas que formam pessoas mais cultas, sábias e livres de pré-conceitos idiotas, outros ficavam na cantina da faculdade falando dos outros, de quantos ou quantas vão pegar na festa do final de semana e achando que somente os números, bits, fórmulas e afins que dão dinheiro e levam a algum lugar. Ah, não podemos esquecer dos que acham que a vida é feita de concursos públicos. Jornalista também pode fazer concurso, assim como qualquer outra pessoa da face da terra.

Aos professores da época de faculdade, agradeço pela formação humana que me deram. Tenho certeza de hoje ser uma pessoa muito mais madura, interessada, informada e acima de tudo disposta a aprender sempre. Aprendemos com a vida, com as pessoas, com as engasgadas em frente a câmera, com as narrações no rádio, com os textos para web, com as fotos sem foco, com o esporte, a política, a cultura e a até a moda.

Isso, a moda. Quando dizia e ainda digo que trabalho com moda e sou jornalista o preconceito ainda é maior: "Nossa, que vida fácil, puro glamour"... Ah gente, quem dera. Precisamos estar sempre atualizados, com livros e livros nas mãos, cursos e cursos agendados, paletras, revistas, programas de tv, rádio e tudo mais que conseguirmos pegar de notícia, para quem conhece, tudo aquilo que é novo.

Então, se está na faculdade e com medo de continuar e se formar, achando que vai viver desempregado passando fome e que pra ser jornalista não precisa de diploma. Relaxa. Realmente para ser jornalista não precisa de diploma, precisa de ética, de conhecimento, de cultura, de estudos, de ser o melhor, de amor, de coragem, de paixão, de sabadoria. Ah, e do diploma, aquele que a gente ganha no dia da colação, aquele papel.

Mas o maior diploma é o povo, o leitor, o ouvindo, o internauta. É aquele que com suas palavras, será persuadido e fará de você um FORMADOR DE OPINIÃO, um COMUNICADOR, um JORNALISTA!!

Parabéns a todos os jornalistas pelo dia de hoje!!!



Bjokassssss

2 comentários:

  1. Parabéns flor!
    É bonito ver como vc é apaixonada pelo q faz.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos jornalistas!
    Muito bom o texto!
    Beijo!
    http://tengavolantes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!