15 abril 2011

Sou mineira sem diploma, sou mineira por criação

Infelizmente neste momento uso o blog para falar de um mergulho muito chato que dei hoje no final da tarde.

Utilizando o twitter, busquei informações sobre o festival Comida de Boteco que começa hoje em BH e mais 15 cidades brasileiras. Para quem não conhece, todo ano o festival escolhe um tema, ou um ingrediente, para que os botecos participantes façam suas receitas inspiradas nele. Em 2010 era obrigatório o uso do jiló. Confesso que mesmo não gostando do escolhi experimentei algumas das deliciosas iguarias oferecidas no festival.

E este ano eu ainda não sabia qual era o ingrediente e inocentemente perguntei no twitter: Alguém sabe o ítem indispensável do comida de buteco este ano?

Depois de várias tentativas, uma resposta indicava um link. Cliquei e caí em um blog de um boteco carioca, que em várias linhas falava muito mal do festival. Mais precisamente falava mal do realizado no estado do Rio de Janeiro.

Como butequeira assumida, fiquei assustada mas logo entendi o motivo pelo qual ele falava mal do evento: O tal boteco não participa do comida de boteco carioca.

Li um grande pedaço do post e não achei o ingrediente pelo qual iniciei minha pesquisa. Enviei uma resposta à tal pessoa: desculpe, mas não achei o ingrediente. O responsável pelo twitter me respondeu friamente: Gênia. Leia de novo....

Nesse momento fiquei boba com a indelicadeza da pessoa e respondi: Obrigada, mas estou sem paciência de ler o seu post, só queria saber o ingrediente para participar do evento aki em MINAS...

Mais uma vez grossamente ele respondeu: divirta-se. burros normalmente tem preguiça de ler. Não tem paciência pra ler e quer saber qual o ingrediente da #Jabalândia.

Gente, vocês me conhecem né? Sabem que não dá para falar isso com uma pessoa que lê o dia inteiro sobre tudo que rola no mundo. Além do mais fiquei mais perdida ainda quando ele colocou essa tal palavra desconhecida: jabalândia.

Fui verificar o por que dessa palavra e descobri que os botecos que não participam do festival na cidad do Rio de Janeiro, montaram um evento paralelo. Mas ao invés de serem educados e criativos, inventaram uma maneira estranha de fazer propaganda do bar deles: falando mal do bar dos outros.

E vocês acham que o tal do boteco parou?? Não, ainda foi "fuçar" no meu perfil e me zoou por estar escrito Jornalismo e moda.

Ao ver isso senti logo o pre-conceito nato de muitos brasileiros e perguntei: Uma perguntinha caro XXX, mas você é carioca?


Genteeeeeeeeeee... aí sim ele foi literalmente DIGNO DE VERGONHA ALHEIA e respondeu: não sou teu 'caro', caralho.


Ah antes disso um amiguinho dele mandou uma mensagem: e eu não tenho paciência para pessoas que usam expressões como "aki".


Me desculpem por reproduzir essas palavras, mas é para que possam ver o que aconteceu.


Nesse momento entendi que tinham que parar por ali, bloquear essa pessoa e esquecer que tudo isso tinha acontecido.

Mas não consegui e fiquei louca para chegar em casa e escrever esse post para contar para vocês.


Eu leio sim, leio muito, escrevo muito, leio sobre tudo pois ainda não sei de nada. Não é porque me formei em Jornalismo que sou a pessoa mais sábia do mundo, nem quero ser. Quero ser alguém que conhece vários lugares, várias línguas e dialetos, várias culturas, pessoas que falam certo, pessoas que falam errado, mas pessoas que venham agregar alguma coisa em minha vida. Ajudar na formação do meu caráter, dos meu valores.

Pessoas como esta que hoje foi tão indelicada comigo e que eu não duvido que seja com outras, quero distância. Quero que sejam felizes bem longe de mim. Lá onde o mundinho que eles vivam gire em torno apenas deles.

Quero viver perto dos meus leitores queridos, meus seguidores do twitter, meus amigos, minha família, meu namorado. Quero viver perto de pessoas livres de preconceitos, de mentes abertas para novas descobertas.


Sou mineira com muito orgulho, botequeira com muito orgulho, falo UAI, TREM, PERTIM, CERTIM e muitas outras coisas. Falo errado por licença poética, pois minha cultura tem termos assim. Sou mineira por criação, mineira de coração, mineira por paixão, mineira com diploma ou não!!!

Bom, é isso gente... Desculpem o desabafo, mas eu precisa contar para vocês o que aconteceu!!!


Bjokas e ótima noite!!!!

11 comentários:

  1. Ô minha linda, não deixe pessoas como esta despertar qualquer sentimento em você, elas não são dignas disso! Assim como você, eu tenho orgulho do meu minerês e do meu butequês. E infelizmente, nem todas as pessoas prezam a boa educação. Sei que o post foi um desabafo, mas foi um desabafo delicioso de se ler, viu?! beijos!

    ResponderExcluir
  2. Triste a falta de educação e tato!

    Beijos linda e não se intimide por pessoas que não valem a pena.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Gente!
    Tô boba!!! Mas que necessidade dessa pessoa de destratar alguém assim hein?
    Só pode ter a vida muito ruim! Tem que ter dó, Lívia!
    Deixa esse pessoal pra lá e bola pra frente! ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. "Pessoas como esta que hoje foi tão indelicada comigo e que eu não duvido que seja com outras, quero distância. Quero que sejam felizes bem longe de mim. Lá onde o mundinho que eles vivam gire em torno apenas deles."

    Falou tudo nessa frase...

    E pensar que estamos falando de pessoas do MESMO país... u.u

    triste é saber que eu tenho sofrido assim aqui também... T_T e por muitos mineiros...

    mas como vc falou se eu for generalizar de fato vou odiar o sudeste....
    vide a banda ridicula do Restart que ousou dizer que na minha terra não tem civilização ¬¬

    ai ai viu... Queria entender por que aparentemente é só no brasil que a xenofobia corre solta.

    Mas fica bem lica! e não se deixe influenciar nem se entristecer por essa gente pobre de tudo.

    Tenha orgulho sim de ser Mineira!

    como eu tenho orgulho de ser Amazonense!

    beijos no coração

    Suzan Afonso.

    ResponderExcluir
  5. Lica, também tô boba com o que acabei de ler.
    Boba com tamanha falta de educação e respeito. Gente que não tem mais nada a fazer...
    Melhor ignorar esse tipo de gente que tem nada a acrescentar.
    Beijus!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lica,

    O melhor remédio é com certeza Ignorar!!

    Pessoas assim não merecem que vc fique triste

    bjão

    ResponderExcluir
  7. Oi Lica tudo bem?
    Estou "boba" com tanta grosseria!
    Eu adoro o Comida de Boteco, e também não sei qual é o ingrediente desse ano. Quero te dá parabéns por esse texto, e te falo para não se importar com coisas e pessoas pequenas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Lica,

    Aff, que pessoa mala! Sem educaçao e sem ética.

    Sinceramente, nem prolongo conversa com gente que se acha desse jeito.

    Mas pior pra ele. Nao sabe o que significa CULTURA. Nunca vai entender a riqueza do pais. Vai ser sempre fechadinho em seu mundinho.

    Mais vale ser LIVRE!

    Beijao!

    ResponderExcluir
  9. Sempre apaixonada pelos seus textos e sua finesse em sair de uma situação desagradável. Beijos e vc arrasou como sempre!

    ResponderExcluir
  10. Ah Lívia relaxa, nós estudamos e sabemos que na net tem mto lixo, infelizmente pessoas idiotas existem em qualquer lugar, AKI e principalmente no Rio, não desfaço de ninguém nessa vida, mas tenho bloqueio com os cariocas, eles não se acham tem certeza... Adorei o texto, faz jus a nossa formação... JORNALISTAS, MINEIRAS e BOTEQUEIRAS, eh nuy!!! >>> Adriana Amorim

    ResponderExcluir
  11. Ah, entonces deve ter sido esse sujeito que deixou uma mensagem, desaforada, através de RT no meu Twitter dias atrás. Eu sempre replico alguns TTs do comida di buteco (adoro!), e ele deu um RT com uma palavra bem sem graça. Eu fiquei tão passada e bloqueei, era do Rio mesmo.

    Tá explicado! Adorei seu post.... beijokas!

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!