06 maio 2011

O Bispo veste Armani

Eu sou católica praticante. Vou à missa todos os domingos e, desde criança ficava prestando atenção nas batinas dos padres e tentando entender o significado das core (se eu não trabalhasse com isso um dia, acho que ia ficar doida). Sempre aquelas batinas claras com estolas (feio o nome, mas é esse mesmo).

Minha mãe sempre trabalhando na igreja, catequista, ministra da eucaristia, respondia a todas as minhas perguntas e eu começava a perceber que as cores das estolas tem a ver com o tempo da igreja. Por exemplo, roxo na semana santa. Sempre um ambiente muito respeitado e cheio de tradições, respeito até hoje todos os significados dos rituais da igreja católica, ainda mais quando ela é contemporânea e acompanha o desenvolvimento da sociedade e seus ideais, nunca perdendo o foco para a fé e a espiritualidade.

Mas, hoje cedo, lendo as novidades me deparei com algo que achei surpreendente, mas que talvez já fosse óbvio que um dia aconteceria: "Sacerdote encomenda trajes da grife, mas não quer associar moda e igreja".

Corri para ler e me deparei com isso:

"Isso não tem nada a ver com exibir grifes na igreja ou com a moda do momento, mas é um meio de usar algo bonito para glorificar Deus." Esta afirmação é do Bispo Domenico Mogavero, da ilha de Pantelária, na Itália, que celebrou uma missa trajando indumentárias desenhadas por Giorgio Armani, católico declarado.





O estilista produziu 4 vestes para a igreja, em verde, branco, vermelho e roxo, todas decoradas com vinhas, trigo, conchas e estrelas do mar. "As vestes são de bom gosto e foram produzidas em um tipo sóbrio de seda, que transmite a solenidade", argumentou Mogavero, que foi designado bispo na região 4 anos atrás.

Ainda assim, o ato isolado de Mogavero na pequena ilha vulcânica já foi suficiente para gerar debates acalorados. Conhecido como libertário para os padrões da igreja, as roupas do Bispo dividem opiniões do clero, relembrando o episódio em que o Papa Bento XVI estaria usando sapatos Prada.

Agora eu pergunto para vocês??? Ele tá errado? Ele infringiu alguma lei da Igreja? Sabemos que os padres tem que dedicar sua vida aos fiéis, fazem votos de pobreza e mais.. Mas não podemos esquecer que a igreja católica é a mais rica instituição religiosa do mundo. Visto pelo Vaticano.

Para mim, ele não fez nada de errado, me lembrei direitinho da minha mãe que quando éramos crianças ela falava na hora de trocar de roupa para ir à missa: "temos que vestir roupas bonitas para ver Deus. Agradecer por nos dar saúde e paz." Então, na minha opinião, deixa o bispo se vestir do jeito que ele quiser, o importante é transmitir a mensagem de Deus, de Cristo e fazer com que as pessoas encontrei seu caminho e paz espiritual.

Ahhhh... Outra informação: "Armani passou férias em Pantelleria durante 37 anos e é proprietário de um retiro de luxo na ilha".

Fonte e fotos: UseFashion

Um comentário:

  1. Não , minha cara fazer algo de errado ele, não fez, mas percebe-se de que lado, este monsenhor de 64 anos esta, quando critica o Sumo Pontifice ,por liberar a missa de sempre e levantar as excomunho~es dos lefevristas, criticas às atitudes do Papa ele pode fazer `a vontade , só não se pode criticar seu guarda roupa, isto é ser cruel demais, não acha?

    http://blog.messainlatino.it/2011/10/attaccare-il-papa-ora-tocca.html

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!