30 junho 2011

Aprendi a ver a moda

Moda é a tendência de consumo da atualidade. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. É composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.

Assim é a definição encontrada na internet para a tão falada e cada vez mais desejada por 99,9% das mulheres: a moda.

As vezes eu me pergunto: "Meu Deus, por que nós somos assim? Por que esse desejo de consumo?".

Desde criança sempre gostei de brincar de trocar as roupas das bonecas e, para a loucura da minha mãe, cortar tecidos para fazer roupinhas para ela. Fui crescendo e enlouquecendo pelas vitrines, mas como toda adolescente dependente dos pais, não dava para comprar tudo que eu queria (não que agora dê, mas antes era pior). O tempo foi passando eu eu ficando ainda mais apaixonada pelas roupas, seus cortes, costuras e modelagens. Na época de entrar na faculdade, fiquei doida para fazer Design de Moda, mas vindo do interior era bem complicado pagar uma mensalidade alta e não poder trabalhar, já que as aulas são no período da tarde (pode falar, é coisa de rico mesmo né?).

Desisti dessa loucura e fui fazer jornalismo. Ouvi milhões de pessoas falando que eu ia morrer de fome, ganhar uma miséria e que qualquer um podia ser jornalista. Tá bom, tá bom, falem o que quiserem, mas adoro ser uma das milhares de comunicólogas que existem por ai. O tanto de informação que recebemos nas cadeiras da faculdade são contagiantes e apaixonantes.

Agora que estou vivendo de perto o mundo da moda, trabalhando como Assessora de Imprensa na área, fico me perguntando novamente: "Meu Deus, por que esse desejo de consumo?". Só que dessa vez minha resposta mudou bastante.

Antes eu pensava: "Ah, é porque somos mulheres, as roupas são lindas, temos que ficar lindas para as amigas não comentarem, roupa define sua personalidade, seu lugar na sociedade". Adolescente é foda(desculpe a palavra, mas é exatamente isso).

Hoje, depois de ver um pouco desse mundo maluco, tenho outra resposta: "Somos assim tão consumistas porque infelizmente o mundo nos educou assim. A televisão, a internet, atores, atrizes, músicos e muito mais, nos deixaram com esse pensamento tão terrível".

Não me entendam mal, não estou sendo hipócrita de falar mal de um segmento que tanto gosto e trabalho nele, não isso. Pelo contrário. É que muitas pessoas não entendem o que vem por trás de todos esses desfiles, glamour, roupas sofisticadas, etiquetas etc.

Eu sabia, desde sempre, que o que eu mais gostava na moda era o "por trás das câmeras". Na verdade eu sempre gostei desse lugar, até no jornalismo.. rsrs....

O que eu mais gosto é da produção. Estudar, analisar, ver o de onde vem toda essa influência. Um estilista bom de verdade (meu preferido nesse quesito é Ronaldo Fraga), ele lê, pesquisa, faz trabalho de campo, conversa com as pessoas, conhece a história do lugar e do mundo, antes de colocar nas araras amontoados de tecidos que querem dizer muito além do que consumo.

Isto é moda para mim. É para isso que eu estou aqui nesse blog. Para mergulhar nas intenções de cada manga, cada barra de saia. Muitos estilistas internacionais eu nem conheço. Vejo as pessoas falarem e fico meio perdida. Não sou expert em moda, sou uma interessada e sempre disposta a aprender. Estou sempre com o copo metade cheio. Há espaço para muita informação ainda, sempre!

Eu aprendi a tornar a moda interessante para mim, para minha personalidade, para meus valores morais e para aquilo que considero ético. Cansei de copiar, cansei de ver tudo em todo lugar. A partir de agora, vocês verão um blog ainda mais a minha cara. As vezes o mergulho vai ser mais breve, as vezes mais longo, mas do jeito que me fará mais feliz e que tenho certeza que a todos que aqui me leem também.

Aprendam sempre que o que nos faz feliz são pequenos detalhes. Semana passada confirmei que o que me faz feliz são os pequenos detalhes como um sorriso, um abraço, uma xícara de café servida com carinho, um olhar sem precisar de palavras, um beijo roubado e a certeza de que sou muito mais Lívia Nascimento se eu tiver tudo isso...

Tenham um lindo dia. Mergulhem em vocês mesmos e saibam que a moda, quem faz é você!!!

2 comentários:

  1. Oi Lívia! Concordo com você.
    Eu odeio ctrl + c / ctrl + v. E às vezes tendência também cansa, justamente por colocar todo mundo igual.

    BJOKS

    ResponderExcluir
  2. Inspirador, viu?
    Vi que vc anda desanimada porque não tem comentáiros no blog, mas não para de escrever não, tá? Eu leio tudo e só não comento porque geralmente eu uso o Reader do Google =P
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!