11 abril 2012

Basília de Nossa Senhora de Guadalupe - Ciudad de Mexico, DF

Oi amores, como foram de feriado??? 

O meu foi uma delícia... debaixo da coberta curtindo a familia.

E para celebrar um feriado religioso que tivemos, nada como contar para vocês como foi minha ida à Basílica de Guadalupe, na cidade do México. 

Desde que decidimos visitar a capital mexicana, falei para meu namorado que não dispensaria de conhecer 2 lugares, o Museo Frida Kahlo e a Basílica de Guadalupe. Naquela cidade com toda certeza foram os lugares que mais gostei de ter ido, mas o mais emocionante e que me arrancou lágrimas foi a basílica. 

Acreditem ou não, nunca fui ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em São Paulo. Sou doida pra ir, mas ainda não tive oportunidade. Assim, minha ida a Guadalupe, me fez arrepiar e agradecer muito a Deus por estar em um lugar tão importante para os católicos daquele e de todos os outros países. Queria muito que minha mãe estivesse ali comigo, mas como não estava, o que me cabia era fotografar o máximo que pudesse e trazer para  Brasil um pouco de tudo o que vi.


Fomos na basílica logo depois da ida ao museo da Frida. Não me lembro direito mas chegamos por lá já devia ser por volta ou mais de meio dia. O sol estava forte e um pouco abafado, mas nada disso impedia que os romeiros vindos de todos os lados do país, chegassem com seus lindos andores ornamentados, para homenagear a Virgem que de alguma força os abençoou. 




Eu e amore em frente a basílica antiga..

O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é um santuário católico  dedicado à Virgem de Guadalupe localizado no Monte do Tepeyac. É considerado o principal templo da Igreja Católica no continente americano e um dos mais visitado do mundo, recebendo pouco mais de 20 milhões de fiéis anualmente.
O Santuário é composto de várias igrejas e capelas, dentre elas as duas basílicas de Nossa Senhora de Guadaulpe, uma construída a partir de 1531 e outra já entre 1974-1976. A nova basílica foi construída em razão do afundamento da antiga devido ao terreno movediço, pois a Cidade do México foi construída em cima de um lago aterrado.





A primeira igreja está sendo restaurada. Encontramos alguns andaimes e telas mas nada que atrapalhasse de  ver as lindas pinturas no teto e as pilastras de pedra.. além dos lustres maravilhosos que parecem ter saído de um castelo.



Na basílica, onde se encontra a estampa da virgem em um tecido feito a parti do cacto, está na Catedral nova, onde milhares de peregrinos chegam a todo momento para agradecer, pedir e mostrar sua fé em Guadalupe.




Os peregrinos preparam andores com a imagem da Santa, com muitas flores e até maquetes. Não conseguimos entender direito o que representavam, mas parecia que eram as cidades da qual os fiéis estavam vindo. É tudo muito colorido e alegre. Lindo!!!

Encontramos também duas pessoas com trajes típicos que lembravam povos indígenas em dia de festa. É completamente diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil. Acho que por isso é tão lindo, interessante e encantador.



Assim que saímos dali, já era hora do almoço e resolvemos procurar um lugar com comida tipicamente mexicana. Achamos um restaurante super simples e com uma comida deliciosa e engraçada. Pedimos taco de pollo (frango) e de chorizo (linguiça),,,

Olha que legal, o frango vem o pedaço inteiro em cima do taco, com osso e tudo, aí você vai desfiando e comendo. rsrsrs



Ahh e essa não podia faltar. Quando a gente já estava indo embora, descendo para pegar o metrô, não pude resistir e tirei fotos da barraquinha de comida na rua ( o que mais se vê na Cidade do México) onde tinha aqueles galões de refresco iguais os do Chaves. E a gente pensa que só tinha isso no famoso seriado mexicano hein!!



E claro, um delicioso e enorme chup-chup de palito que é distribuído gratuitamente para quem visita a basílica. Eu não podia perder essa chance, já que a cidade é bem abafada e se hidratar sempre é mais do que essencial... 


Bom, acho que desse passeio é só.. mas ainda tenho muito o que contar, espero que consiga fazer uma sequencia legal e em tempo hábil.... 

Beijo grande para vocês e até breve!!!!

Um comentário:

  1. Que legal essa viagem! A basílica parece ser maravilhosa. Imagino a sua emoção... Que venha outras viagens!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!