05 abril 2012

O México de Frida Kahlo

Bom dia amados, tudo bem???? 

Aqui está tudo tranquilo, me preparando para o feriado, para ficar com a família no interior. Delícia né?

Hoje começo a contar para vocês sobre minha viagem de férias para o México. Foram 10 dias de muita coisa boa: comida, cultura, pessoas, músicas, paisagens e muito mais. 



Para quem tem interesse pelo país e pretende visitar em breve, vão algumas dicas importantes:

- Para entrar no país é necessário ter Passaporte e Visto. O visto pode ser retirado pela internet neste link ( http://consulmex.sre.gob.mx/saopaulo/index.php?option=com_content&view=article&id=279&itemd=279). "Com a finalidade de oferecer ainda maiores facilidades migratórias para visitar o México, a partir do 1º de novembro de 2010, todos os cidadãos brasileiros nas categorias de turismonegócios trânsito, podem solicitar também o ingresso ao México através do visto eletrônico: Sistema de Autorização Eletrônica (SAE)." não é mais necessário ter que ir ao consulado Mexicano para a retirada do mesmo. Mas se quiser se mudar para lá já é diferente. 

- A moeda oficial do país é o PESO MEXICANO. A dica é adquirir dólares e trocar pela moeda local assim que chegar ao país. Como todo lugar que você for, cuidado com os locais de troca. Muitos podem ter notas falsas. A variação que pegamos em março foi de cerca de 12 pesos a cada 1 dólar. 

- Eles falam espanhol e inglês. São muito dominados pelos americanos, que acabaram fazendo do México o quintal deles. Mas se você não fala nenhuma dessas duas línguas, é só conversar com bastante calma com eles que eles entendem. Mas tem uns guias muito bons que são vendidos nas livrarias e que ensinam o básico. Vale a pena levar um. 

- Pesquise muito. É muito importante que você saiba sobre a geografia da cidade, os meios de transporte, a comida, a cultura entre outras coisas. Esqueça as compras, não vá ao país pensando somente nisso. Você vai encontrar muitas coisas interessantes conforme foi conhecendo o local e comprar será consequência. Loucuras deixe para o freeshop. (São os que menos gosto, adoro feirinhas e comércios locais cheios de bugigangas)

Bom, as dicas mais importantes para o primeiro momento ja dei. Mais para frente vou dando outras conforme o decorrer do post. 




Saímos ( eu e meu namorado, Sérgio) de São Paulo (GRU) no dia 15 de março por volta das 9h da manhã, em um voo direto da TAM para a Cidade do México, DF, como é mais conhecida. Este é o único horário que tem voo direto.

 Foram 9h e alguns minutos de voo com um clima super agradável, o que nos permitiu ver boa parte da paisagem do norte do Brasil e do Oceano Pacífico.




Chegamos o nosso destino por volta as 18h30 hora do Brasil e 15h30 hora local. O país tem diferença de 3h a menos. Do aeroporto fomos direto para o Hotel.



Ficamos localizados creio que na melhor região da cidade, a Zona Rosa. É um lugar com muito comércio, restaurantes, baladas e próximo a vários pontos turísticos, além claro, do metrô, que é a melhor opção de transporte na cidade, te deixa próximo ao que você precisa. Dali até o Zócalo, centro histórico, é super fácil e rápido.  Essa árvore linda era a primeira imagem que tinhamos todas as manhãs ao abrir as cortinas e observar o tempo frio lá fora. Simm, estava fazendo um friozinho delicioso na cidade. A capital mexicana fica a 2780 metros sobre o nível do mar, deixando o clima mais fresco. Mas por ser uma cidade muito alta, a dificuldade de respiração e o cansaço são muito comuns nos primeiros dias. Por isso, roupas leves e muita, muita água mesmo. A gente sempre levava garrafinhas dentro da mochila para não desidratar. 







Calle Genova - uma rua fechada cheia de restaurantes. O point da balada. A noite muita gente fashion e antenada circulando.

lateral do nosso hotel, Calle Londres esquina com Genova, no coração da Zona rosa


Muitas e muitas árvores escondendo lindas construções!!

 No dia que chegamos, não fomos visitar nenhum local em especial, resolvemos descansar da viagem, se adaptar ao local e programar os dias seguintes.

Na manhã do dia 16, fomos visitar um dos locais mais esperados por mim, o Museo Frida Kahlo. Apaixonada pela artista há algum tempo (um pouco por influência da minha irmã e outro pouco por ler sobre Frida e sua vida), não poderia deixar de visitar a tão famosa Casa Azul, onde Frida viveu com o pai e depois com o marido Diego Rivera. 

O museo fica localizado na calle Londres, do charmoso bairro de Coyoacán. Um local muito arborizado e bem residencial.



Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón teve uma vida marcada por momentos nada felizes como a poliomielite quando criança, várias lesões e operações, além da constante traição do marido Diego Rivera e de não poder engravidar. Mas em cima de toda tragédia, Frida criou lindas e emocionantes obras comovendo o mundo com seus detalhes e em especial as cores. (arrepio só de lembrar que estive lá)


Os jardins da casa são um post a parte. dá vontade de nunca mais sair de lá. O canto dos pássaros, as diversas espécies de plantas, o gatinho.. tudo é lindo....



Algumas obras de Frida, expostas no museo. 
IMPORTANTE: Para fotografar tudo lá dentro (e sem flash) você precisa pagar uma taxa extra. Aí eles colocam uma etiqueta na sua câmera e você pode registrar cada cantinho da casa. Eu paguei a taxa e amore pagou o valor normal. 








A casa mantém tudo do jeitinho que ela deixou e tudo muito colorido, cheio de detalhes, objetos em excesso, tudo a cara da cultura mexicana e que eu tanto amo. Gente, eu sou totalmente latina, cada viagem que faço confirmo ainda mais..




Eu, pertinho do material que Frida usava para pintar e esculpir.

 Um lindo vestido de Frida que enche nossos olhos de tanta beleza. Todo bordado a mão.





Ah, como eu disse no começo do post, quem me influenciou no amor por Frida foi minha irmã e, conforme prometi, a levei ao museu para conhecer tudo o que Frida deixou por lá!! (nesse momento as pessoas olhavam pra mim sem entender nada, mas eu não estava nem ligando)




E ai, gostaram??? Quem ainda não conhecia Frida Kahlo e quiser saber mais sobre a vida dela seguem uns links :


*TODAS AS IMAGENS SÃO DO MEU ARQUIVO PESSOAL!!

Ainda falta muita coisa legal para mostrar, mas vou deixar para amanhã né? Senão o post fica gigante.

Beijo bem grande a todos... 

2 comentários:

  1. Amei, depois vamos combinar de encontrar para você me contar tudo hein!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Aii que tudo!
    Adorei saber um pouco sobre a viagem!
    Depois conta mais =)

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!