03 julho 2012

Relatos de uma pequena e maravilhosa viagem

Olas amores, voltei.  


Passei uns dias em Buenos Aires e São Paulo para descansar, renovar as ideias e buscar novas oportunidades. Foram dias lindos e intensos e que me trouxeram muitas energias boas e expectativas positivas. Amei. Viajar é sempre bom e em boa cia então né?!!


Da viagem trouxe muita foto interessante e dicas de novos lugares. Já fiz alguns posts de Buenos Aires, da primeira vez que fui pra lá, em 2010. (Nesse post aqui e aqui)
Agora vou dar dicas de uma linda e deliciosa cidade uruguaia, mas que também pode-se chegar nela pela Argentina, chama-se Colonia del Sacramento.


Toda vez que viajamos, eu e meu namorado fazemos os roteiros por nossa conta. Fazemos muitas pesquisas na internet, olhamos dicas em fóruns e blogs de viagens, e reviramos tudo o que o santo google nos mostra, até montarmos tudo o que queremos fazer. É claro que toda cidade guarda uma surpresa, então, as vezes o programado não é totalmente cumprido, mas confesso que isso torna a viagem muito mais interessante. 


Então vamos começar a viagem. 


Para irmos a Colonia del Sacramento, contratamos um serviço de barco que sai de Puerto Madero, em Buenos Aires e leva uma hora até Colonia, em um passeio tranquilo, sem balançar muito e em um barco super confortável. Existem algumas empresas diferentes que fazem este trajeto, a mais conhecida delas é a Buquebus, mas ela também é a mais cara e geralmente usada pelas agências para tirar uma graninha a mais dos turistas. 


Há a viagem de 3h, feita em um barco maior, que possui praça de alimentação e lojas, mas os barcos de 1h também tem uma pequena lanchonete e até free shop. 


E quem estiver em Montevidéu, pode pegar um ônibus com viagem com cerca de 3h e que vai direto para Colônia. 


Nós contratamos o serviço da Colônia Express, é uma empresa segura e com preço mais acessível. Fizemos tudo pela internet e o atendimento foi excelente. O tempo também foi de 1h e deu até pra tirar uma sonequinha, já que no início da viagem o sol estava apenas nascendo. Eram 8h30 da manhã e o sol começava a aparecer no horizonte. Cenas lindas e marcantes. 









 Chegando na cidade:

A cidade possui várias ruas retas e algumas com leves inclinações. Nós tínhamos até as 14h30 para conhecer o máximo de coisas que pudéssemos, já que pela curta distância ser uma opção de passeio que pode ser feito com bate e volta. Começamos o passeio caminhando, mas depois resolvemos alugar bicicletas, um serviço que já havíamos visto na internet e que realmente era a melhor opção para conhecer a cidade em pouco tempo e com muito mais charme. Existem várias locais onde você pode alugá-las, bem perto do porto mesmo, foi o lugar onde alugamos. 



Colônia do Sacramento  é uma cidade do Uruguai, capital do departamento de Colônia. Tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento fundada há 332 anos, por Manuel Lobo, a mando do Império Português, no século XVII. A área onde localiza-se a fundação portuguesa hoje faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.



Fortificações de Colônia: No século XVIII, os portugueses cercaram a cidade com uma muralha e fosso. A fortaleza tinha uma única entrada, o portão de armas, decorado com o brasão português. A muralha foi demolida em meados do século seguinte, com as pedras dos muros sendo usadas para tapar o fosso. Escavações realizadas na década de 1970 permitiram a recuperação de grande parte das pedras originais da fortificação, que foram empregadas na reconstrução de um segmento da muralha e do portão de armas. 








Rua dos Suspiros: A Calle de los Suspiros é uma rua emblemática do centro histórico, corre paralela à muralha, da Praça Maior em direção ao Rio da Prata. Possui calçamento de pedra e várias casas antigas portuguesas, além de algumas espanholas; as portuguesas se distinguem facilmente por seus telhados a duas ou quatro águas. Há várias teorias sobre a origem do nome da rua, inclusive uma que afirma que ali se exercia a prostituição.



Ruínas do Convento de S. Francisco Xavier e Farol: Um convento franciscano foi construído entre 1683 e 1704 em Colônia, dedicado a S. Francisco Xavier. Sofreu um incêndio no final do século XVIII em que foi parcialmente destruído. Em 1857 foi levantado nas ruínas do convento um farol que ainda funciona e pode ser visitado por turistas. Do alto se pode admirar toda a paisagem da cidade e do Rio da Prata.



Praça 25 de Maio: Também chamada Praça Maior, era usada para exercícios militares. Ao seu redor se encontram vários edifícios históricos importantes da zona antiga, como a Casa de Nacarello, o Farol, o Arquivo Regional, o Museu Municipal, a Casa de Lavalleja e o Museu Português.


Uma das coisas mais charmosas de Colônia, são os carros antigos que você encontra pelas ruas da cidade. Eles são verdadeiras peças de decoração e nos fazem ter a sensação de estarmos vivenciando momentos de séculos atrás. Um deles já está lá há tantos anos que tem até plantas brotando dentro dele.








Basílica do Santíssimo Sacramento: A atual igreja é sucessora da primeira construída no atual território uruguaio, que não era nada mais que um casebre levantado em 1680. A igreja foi muito ampliada no século XVIII e no início do século XIX, mas em 1823 a caída de um raio causou uma explosão num depósito de pólvora localizado na sacristia, causando a derrocada de parte do edifício. Restauros realizados no século XIX e XX deram ao templo a forma atual. No interior se encontram algumas obras de arte de origem colonial.




Eu e meu namorado recomendamos o aluguel das bikes pois elas proporcionam um visão diferente da cidade e você também pode parar onde quiser. Só um detalhe mega importante: a cidade não possui NENHUM sinal de trânsito e os motoristas, ciclistas e motociclistas são mega educados. Todos devem seguir as leis e as direções de cada rua. Você não pode ir de bicicleta em uma direção onde os carros estão somente vindo. Você tem que seguir o mesmo sentido. 
 Esta foi minha parceira de passeio por Colônia. 

E pensando em looks para um passeio como esse, vocês perceberam que eu optei por roupas bem leves e que me permitissem mais conforto e facilidade para pedalar e caminhar: legging, vestido de moleton e sobreposição de cardigan com casaco de lã e uma pashmina. E acreditem, debaixo de tudo ainda tinha uma blusa daquelas de meia fina, o frio estava muito forte e o evento dava a sensação de temperatura ainda menor. 

E pra quem bebe bebida alcóolica, não pode deixar de tomar uma Patrícia praticamente em temperatura ambiente, já que o frio por lá estava intenso. 




E ai, gostaram das dicas?? Já já eu volto com mais. 
Beijokas pra todos e tenham uma ótima terça-feira!!!!


2 comentários:

  1. Não sei se é loucura minha, mas essa cidade me fez lembrar das histórias de Zorro! Linda demais! Bjokas!
    Ana Luiza.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!Quero muito conhecer Colônia! Estava com passagem e viagem compradas quando descobri que estava grávida e decidimos cancelar!!!!Fiquei só na vontade!!rs...!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por mergulhar comigo! Este é um espaço democrático para falar sobre coisas boas!